Approximate Ambient Occlusion

21 de março de 2008 às 10:18 PM | Publicado em tutoriais de blender | 2 Comentários


Uma nova ferramenta disponível da versão 2.46 do Blender é o Approximate Ambient Occlusion. Ele é semelhante ao Ambient Occlusion das versões anteriores, pórem é bem mais rápido e não deixa pontilhados na renderização! Repare na diferença:

aao1.jpg

arrow_right.png Gather Method: Raytrace (método antigo) – Samples: 10 – Energy: 2.5 – (outras configurações não foram alteradas) – Tempo de render: 02:46:24

aao2.jpg

arrow_right.png Gather Method: Approximate (método novo) – Error: 0.250 – Energy: 2.5 – Pixel Cache: Ativado – (outras configurações não foram alteradas) – Tempo de render: 00:03:32

A diferença é extrema, tanto no render, sem pontilhados, quanto no tempo.

Você pode testar o AAO, é muito simples! Vá até o painel Shading (F5) e no menu World buttons selecione a aba Ambient Occlusion. Não esqueça de mudar o Gather Method de Raytrace para Approximate.

aao3.jpg

Agora é só testar as configurações para obter melhores resultados em menos tempo de renderização!

Veja também o artigo no blender.org e no Blog do projeto Pach.

2 Comentários »

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