Tutorial: Mapeamento UV Unwrap no blender

21 de março de 2008 às 10:27 PM | Publicado em tutoriais de blender | 1 Comentário

O mapeamento Unwrap é muito utilizado para modelos que são complexos em mais de 1 eixo. Sua função é desdobrar a malha na tela de edição de UV, para que possa aplicar uma textura 2d no objeto, sem muitas dificuldades.

Muito utilizado em modelos organicos, o Unwrap é também útil para veiculos e máquinas, e pode ser feito de diversar maneiras. Neste tutorial você irá aprender a técninca comum, para mapearmos a cabeça da macaca mascote que vem no Blender, a Suzanne!

Neste tutorial estamos utilizando a Versão 2.46 rc1 (2.45.15)

De início, delete o cubo parão e adicionar a Suzanne na cena, pressionando a Barra de Espaço, Adicionar (Add), Malha (Mesh), Macaco (Monkey) na 3d View.

p1.jpg

Clique na imagem para ampliar

Agora vá para o Edit Mode, pressionando TAB, e mude para o modo de seleção de arestas, pressionando Ctrl+TAB e selecioando a opção Edges.

p2.jpg

Clique na imagem para ampliar

Agora vamos ao trabalho, mas primeiro divida a tela (posicopne a seta sobre a divisa das janelas 3D View e Buttons Window e clique com o botão direito, selecione a opção Split Area). Feito isso, rotacione a tela e selecione a linha assimétrica posterior, desde a nuca até a testa, ao chegar a testa selecione 2 arestas para a direita e para a esquerda respectivamente. Observer a figura:

p3.jpg

Clique na imagem para ampliar

Com as arestas selecionadas, pressione Ctrl+E para a abrir o menu de funções especiais para arestas (Edge Specials), e selecione a opção Mark Seam. Note que ao selecionar esta opção, as linhas ficarão marcadas em larenja.

p4.jpg

Clique na imagem para ampliar

Novamente selecione as aretas, mas dessa vez, as que circulam a orelha do macaco, e logo após pressione Ctrl+E e escolha a opção Mark Seam.

p5.jpg

Clique na imagem para ampliar

Então, vá para a visão de topo pressionado Numpad 7, e entre no modo de visualização de arestas (Wireframe) apertando a tecla Z. Depois selecione todas as aretas do lado esquerdo do rosto de Suzanne e as delete. Ao delete, escolha a opção Faces.

p6.jpg

Clique na imagem para ampliar

Agora volte para o Objetc Mode (TAB) e no painel Editing (F9) adicione o modificador Mirror, para que o objeto seja espelhado no o outro lado assimétricamente, ganhando tempo.

p7.jpg

Clique na imagem para ampliar

Agora, na janela da direita da 3d View, troque para a janela UV/Imge Editor.

p8.jpg

Clique na imagem para ampliar

Feito isso, volte ao Edit Mode (TAB) e pressione a tecla U para abrir o menu de UV. Selecione opção Unwrap, e rapere que o desenho na janela UV/Image Editor já aparece.

p9.jpg

Clique na imagem para ampliar

Então, salve esta textura para ser utilizada no nosso objeto. Você pode usar outra se preferir:

textura.jpg

Depois de salvar, faça o seguinte, na janela UV/Image Editor clique em Image e depois em Abrir (Open) e procure a textura no seu HD.

p10.jpg

Clique na imagem para ampliar

Observe como a textura se enquadra perfeitamente. E Para uma melhor observação na 3d view aperte Alt+Z, para entrar no modo de visualização Textured.

p11.jpg

Clique na imagem para ampliar

Quase pronto, agora vamos so concertar um pequeno erro. Selecione a aresta perto do olho que está pra fora e jogue-a para dentro, lembrando isso é opcional, mas para uma melhor performance aconselho a fazer.

p12.jpg

Clique na imagem para ampliar

Então, agora é so fazer com essa textura apareça na Renderiação. Vá para o Painel Shading (F8) e adicione um novo material clicando em Add New.

p13.jpg

Configure-o dessa forma. Preste atenção nos retangulos vermelhos, eles indicam atenção aos valores. O principal botão que você não deve esquecer de marcar é o TexFace, ele que será o responsável para fazer com que a textura apareça no render.

p14.jpg

Clique na imagem para ampliar

Parte Opcional

Pronto, mas se renderizarmos agora iremos ver o objeto muito quadrado, então, voltamos ao Modo Object,TAB, e no painel Editng (F9) adicione o Modificador SubSurf e o Set Smooth, para suavizar a malha.

p15.jpg

Clique na imagem para ampliar

Vamos aproveitar uma nova função que veio nesta versão do Blender, o Approximate Ambient Occlusion, e também mudar a cor do fundo para preto. Fazendo o seguinte: vá para o painel Shading (F8) e no menu World Buttons configure assim:

p16.jpg

Clique na imagem para ampliar

Acabamos! Esse é o resultado final. Lembrando que esse é o metodo simples e que e técnica de mapeamento UV vai além disso.

render.jpg

fonte/blender total

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Cara, parabens.

    Estou começando com blender e estava a procura de um tutorial detalhado, achei alguns que dizem ser “detalhados”. Agora o seu foi fantastico.

    Abraços


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: