Teclas de atalho no blender

21 de março de 2008 às 10:14 PM | Publicado em tutoriais de blender | 1 Comentário

No Blender é uma mão no mouse e a outra no teclado.

Mas não esquente em decorar todas as teclas.

Com o tempo, você nem percebe que usa as teclas de atalho, não é preciso olhar toda hora para o teclado para ver se as combinações estão corretas ou ficar pensando um bom tempo para lembrar alguma tecla, é como se fosse automático. Você pensa “Preciso cortar essa parte do objeto” e logo você digita Ctrl+R.

O teclado é esencial no jornada com o Blender, pois isso, saber as teclas de atalho e quais são suas funções é muito importante, deixando o trabalho mais prático e produtivo! Então está ai uma lista de atalhos e funções do Blender pelo teclado. Legenda: Edit Mode: Mesh. Object Mode:

A – Selecionar/Descelecionar tudo Mesh/

B – Caixa de seleção Mesh/

B depois B novamente – Bolinha de seleção Mesh

C – Centralizar nas coordenadas do 3DCursor Mesh/

D – Modos de Visualização Mesh/

E– Extrusão Mesh

F – Fazer Face Mesh

F – Mudar para o modo UV Face Select

G – Mover objeto selecionado Mesh/

H – “Esconde” seleção Mesh/

I – Inserir “Key” para animação Mesh/

O – Ativar a opção Fallof Mesh

P – Separar malha selecionada Mesh

P – Rodar Game Engine

R – Rotação Mesh/

S – Escala Mesh/

V – Entrar no modo Vertex Paint

W – Menu de edição de malha Mesh

W – Opções de Boolean

Z – Alternar entre vizualização Solid e Wire Mesh/

X ou Delete – Menu de deletar Mesh/

Ctrl+E – Funções epeciais das arestas (edge)

Ctrl+G – Menu de grupos

Ctrl+J – Juntar os objetos

Ctrl+M – Espelhar a malha Mesh/

Ctrl+Q – Sair do Blender Mesh/

Ctrl+T – Transformar faces quadradas em faces triangulares Mesh

Ctrl+X – Novo arquivo Mesh/

Ctrl+Y – Refazer Mesh/

Ctrl+Z – Desfazer Mesh/

Ctrl+TAB – Entrar no modo Weight Paint

Ctrl+TAB – Modos de seleção Mesh

Ctrl+Barra de Espaço – Modos de manipulação Mesh/

Alt+A – Rodar animação na 3D View Mesh/

Alt+D – Replicar

Alt+E – Entrar no Edit Mode

Alt+G– Resetar Locação

Alt+J – Transformar faces triângulares em faces quadradas Mesh

Alt+M – Opções de Merge Mesh

Alt+R– Resetar Rotação

Alt+S– Resetar Escala

Shift+A – Menu add Mesh/

Shift+B – Definir area para renderizar Mesh/

Shift+C – Visão geral / centralizar 3D Cursor nas coodenadas 0 Mesh/

Shift+D – Duplicar Mesh/

Shift+F – Fazer faces trinangulares Mesh

Shift+S – Menu de Snap Mesh/

Shift+Z – Alternar entre vizualização Shaded e Wire

Shift+Barra de Espaço – Maximizar janela Mesh/

TAB – Alternar entre Object Mode e Edit Mode Mesh/

Barra de Espaço – Menu Add Mesh/

__________________________________________

F1 – Abrir arquivo

Shift+F1 – Abrir arquivos em partes

F2 – Salvar arquivo

Shift+F2 – Salvar arquivo como DXF

F3 – Salvar imagem

Shift+F3 – Janela Nodes Editor

F4 – Painel Logic

Shift+F4 – Selecionar componentes do arquivo

F5 – Painel Shading

Shift+F5 – Janela 3D View

F6 – Menu Textures buttons

Shift+F6 – Janela Ipo Curve Editor

F7 – Painel Object

Shift+F7 – Janela Buttons

F8 – Menu World buttons

Shift+F8 – Janela Video Sequence Editor

F9 – Painel Editing

Shift+F9 – Janela Outliner

F10 – Painel Scene

Shift+F10 – Janela UV/Image Editor

F11 – Mostrar imagem renderizada

Ctrl+F11 – Mostrar animação renderizada

Shif+F11 – Janela Text Editor

F12 – Renderizar cena

Ctrl+F12 – Renderizar Animação

Shift+F12 – Janela Action Editor

__________________________________________

Avançar 1 frame

Retornar 1 frame

Avançar 10 frames

Retornar 10 frames

Shift + Ir para o ultimo frame

Shift + Ir para o primeiro frame

__________________________________________

Você também pode mudar de layer utilizando teclas de atalho:

0 até 9 – Alterna a visibilidade dos layers de 1 até 10

Alt+0 até Alt+9 – Alterna a visibilidade dos layers de 11 até 20

__________________________________________

Pontos de visão prontos: (números digitados no teclado numérico)

0 = Visão da câmera.

1 = Visão frontal.

3 = Visão lateral.

7 = Visão superior.

5 = Alterna entre visão Perspectiva e visão Ortográfica

Ctrl + 1 ou + 3 ou + 7 = inverte a respectiva visão.

Ângulos – é possivel controlar algumas funções atravez dos ângulos, como por exemplo o extrude, que se você apertar a tecla referente ao ângulo após o comando de extrusão, o seu extrude irá para tal lado. O mesmo ocorre com o rotate e com o scale. Veja abaixo os ângulos:

Ângulo X (linha vermelha)

Ângulo Y (linha verde)

Ângulo Z (linha azul)

Fonte/Simbolos

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. Bom guia!
    Além destas, uso bastante:
    L[Edit Mode]: Selecionar todos os vértices conectados ao vértice sob o ponteiro do mouse
    M[Object Mode]: Move objetos selecionados para um determinado layer.

    Existem outros (acho que todas as letras têm um atalho), mas são as que lembro de cabeça.


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: