Tutorial: Material de Carro

21 de março de 2008 às 10:32 PM | Publicado em tutoriais de blender | 1 Comentário

Vamos começar! Abra o Nodes editor e certifique-se de que a opção Material Nodes está selecionada: e clique no botão Use Nodes.

Adicione uma janela Geometry (Add>Imput>Geometry), uma Normal (Add>Vector>Normal) e ligue as opções de forma que fique igual as da imagem:

Agora adicione uma ColoRamp (Add>Convertor>ColorRamp) e em seguida uma janela Mix (Add>Color>Mix). Selecione a barra branca do ColorRamp, muda a opção do A (Alpha) para 0.00 e em seguida mova a barra preta um pouco para a direita de forma que fique como na imagem:

Feito isso, podemos fazer as ligações. Ligue a opção Dot da janela Normal na opção Fac do ColorRamp e a opção Color no Fac da janela Mix. Verifique se ficou como na imagem:

Agora vamos definir as cores da base do material. Para isso precisamos mudar as cores do Mix. Meu carro vai ser entre o vermelho e o laranja, então deixei com as cores #FF0000 (cima) e #FF6F00. Acompanhe na imagem:

Com isso terminamos a primeira parte!

Agora vamos começar a parte 2 do nosso tutorial! Como já disse, o Nodes Editor serve para criar materiais complexos, com isso é possivel fazer que vários materiais virem um só.

Vamos configurar nosso primeiro material. Adicione um novo material (Add>Imput>Material) e clique em Add New. Agora saindo um pouco do Nodes vamos até o menu Shading (F5) e o painel Material buttons: . Na aba Shaders deixe as opções como as da imagem:

Não esqueça de olhar tudo…como um carro tem reflexão vamos adicionar Ray Mirror e configurar da seguinte forma:

Pronto, o material base já está feito! Agoar podemos fazer os detalhes. Adicione outro material (Add>Imput>Material) e clique em Add New. De volta ao menu Shading (F5) e o painel Material buttons. Na aba Material vamos deixar o material com cor preta (#000000) e o Specular de cor cinza (#7F7F7F).

Com as cores definidas vamos configurar as opções da aba Shader. Configure como na imagem:

Precisamos ainda, nesse mesmo material, configurar uma textura para dar forma ao Specular. Vamos até o painel Texture buttons: para fazer isso. Adicione uma textura do tipo DistortedNoise e regule as opções da seguinte forma:

Ainda nessa textura precisamos regular o Colorband dela. Para isso vá até a aba Colors e clique no botão Colorband. Agora deixe uma das barras preta e a outra branca, não esqueça de tirar a transparencia das duas dixando o A (Alpha) em 1.000. Mude a barra branca um pouco para a esquerda e a barra preta para a direita:

Agora para finalizar esse material e a parte 2 vamos voltar para o painel Material buttons. Na aba Map To acione os Botões Col, Cmir e Spec e configure o resto como na figura:

Assim terminamos a parte 2, agora vamos para a terceira parte onde vamos configurar um ultimo material e fazer os ajustes finais!

Como já disse, nessa 3ª e última parte vamos configurar um ultimo material e fazer os ajustes finais. Primeiro vamos adicionar um novo material, volte para o Nodes Editor e adicione (Add>Imput>Material). Agora clique em Add New e volte para o painel Material buttons. Nesse material precisamos somente modificar as opções na aba Shaders. Deixe as opções como na imagem:

Pronto, tudo concluído com esse material! Agora vamos voltar ao Nodes Editor e na saida daquela velha janela Mix onde nós decidimos a cor do material vamos ligar a opção Color no Color do 1º Material

Adicione uma janela Mix (Add>Color>Mix) e vamos mudar de Mix para Add e o Fac 0.35.

Nessa janela ligue a opção Color do primeiro material na opção Color superior da janela Mix (agora mudou para Add já que mudamos as opções). Agora ligue a opção Color do segundo material no Color inferior do Add.

Adicione uma nova janela Mix (Add>Color>Mix) e mude de Mix para Add, mas dessa vez deixe o Fac em 1.00. Ligue o Color do Mix antigo (agora Add) no Color superior do novo Mix e o Color do ultimo material que criamos no Color inferior dessa janela:

Agora basta adicionar um Output (Add>Output>Output) e ligue o Color do último Mix (Add) no Color do Output.

Pronto, nosso material está feito! Confira se seu Material Nodes está dessa forma:

Clique Aqui para Ampliar

Tudo certo? Então você já pode utilizar o material! Lembre-se de que você pode alterar as configurações de acordo com o que você precisa! Espero que este tutorial tenha sido útil para todos!

Deixo aqui um render teste que eu fiz com o material!

Este tutorial foi baseado no arquivo com material de carro feito pelo artista Matt Ebb disponível para download nessa página do blender.org

1 Comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

  1. […] material de carro-tutoriais retirados do Blender Total […]


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: