tutorial nodes editor: efeito glow

21 de março de 2008 às 10:40 PM | Publicado em tutoriais de blender | Deixe um comentário

Acho que poucos conhecem esta parte do Blender ou sabem muito pouco: o Nodes Editor. Ele serve como uma pós-produção em sua imagem renderizada dentro do Blender, como um Photoshop.

Na verdade apenas o resultado dele fica como um pós em outro programa separado, porque a forma é se trabalhar é bem estranha, você vai ligando cada efeito com efeito, cada camada com camada…

O menu do Nodes Editor fica no lugar de telas, como o UV/Images Editor como mostra a imagem!

Em resultado bem interessante que se pode conseguir com o Nodes Editor é o efeito de glow, usados nas cenas mais fantasticas e em algumas que se quer obter realismo. Este esfeito consiste em uma espécie de brilho quando a luz bate com muita força no objeto.

Para entender mais o efeito de glow e o Nodes Editor siga o tutorial abaixo e veja se consegue encontrar o resultado desejado:

As imagens estão pequenas para não carregar o site, clique nelas para ampliar!

A cena uilizada pra dar esse exemplo é bem simples.. uma esfera com alguns vertices puxados e 4 lampadas espalhadas pela cena, material azul simples.

Feito isso nós abrimos o Nodes:

Dentro dele aperte Shift+ESPAÇO para termos mais area de visão, feito isso na tela do Nodes apertamos os botões indicados na figura:

O Backdrop serve pra que nós possamos ver o resultado dentro da propria tela do nodes atravez dos “Viwer”.

Feito isso adicione um Viewr ( ADD > Output > Viwer );

Agora ligue a saida ‘image’ do RenderLayer na entrada ‘image’ do viwer, a imagem do render deve aparecer na tela. (se não aparecer renderize a cena novamente)

Você pode mover os Nodes com o botão do meio do mouse e a imagem do render com Shift+botao do meio do mouse.

Ok, feito isso vamos duplicar o render layer pra podermos gerar o glow, para isso selecione o RenderLayer a duplique com Shift+D, crie outro viwer tambem.

Agora adicione um ColorRamp ( Add > convertor > ColorRamp ), ele serve para mudar a cor da imagem permitindo deixar cores trasparentes tambem, vai ser assim que vamos criar o efeito.

Ligue a saida ‘image’ do RenderLayer na entrada ‘Fac’ do ColorRamp, depois a saida ‘image’ do colorRamp na entrada ‘image’ do viwer para acompanhar com está ficando. O proximo passo e deixar a cor preta do colorRamp transparente dando valor zero no alpha pra ela:

Agora diminua a distância ente as cores do ColorRamp para aumentar o contraste entre elas, fazendo assim com que o branco se destaque:

O proximo passo é adicionar um filtro do tipo Blur ( Add > Fliter > Blur ), ligue nele a saida ‘image’ do colorRamp, altere as configurações do Blur a vontade, no meu caso eu mudei o tipo de Blur para ‘gauss’ e deixei “X” e “Y” com valor 10.

Este é o nosso Glow, agora vamos por ele sobre a imagem, para isso adicione um AlphaOver ( Add > Color > AplhaOver ), ligue nele a saida ‘image’ do RenderLayer que nós não mechemos na entrada ‘image’ de cima e a saida do Blur na entrada ‘image’ de baixo, depois a saida do AlphaOver em um viwer para ver como está ficando:

O efeito está pronto, o que você pode fazer agora e dar uma refinada na imagem com mais alguns nodes, nesse exemplo eu coloquei mais um brilho/contraste ( Add > Color > Brigth/Contrast) e um RGB Curves ( Add > color > RGB Curves , o RGB Curves (como o nome diz) permite vc mudar a tonalidade das cores usando curvas separdas em RGB, nesse caso eu alterei a curva azul ( B ) dexando a cena com um tom mais amarelado.

Pra finalizar nós temos que ligar a ultima saida da iamgem no ‘composition’ para que o nodes tenha efeito no render, e no painel de renderização F10 ativar o botão ‘Do Composite’.Agora é só renderizar que o render vai puxar os efeitos do nodes a cada renderização.

Este tutorial foi retirado do blog Drak’s World. Para baixar o arquivo de exemplo clique AQUI e para lêr o tutorial original clique aqui.

Deixe um comentário »

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.
Entries e comentários feeds.

%d blogueiros gostam disto: