Tutorial modelando e texturizando uma taça

1 de maio de 2008 às 3:41 AM | Publicado em tutoriais de blender | Deixe um comentário

Você pode baixar o modelo.blend nos seguintes links

Download para blender 2.45 (sem textura!)

Download para blender 2.45 (com textura!)

aprenda a texturizar a taça na próxima parte do tutorial

parte 1 iniciando a modelagem

Para iniciar a taça,

devemos enboça-la, o resto o programa faz por nós,

vamos começar,

com o mouse encima da 3d view, vá para a vista superior numpad 7,

pressione a tecla [barra de espaço],

add>mesh>circle

mude o numero 32 por 14,

É nessesário lembrar, que ao adicionar um objeto,

ele automaticamente, entrará no modo de edição

Leia dois paragrafos que seguem, antes de praticar:

Pressione Numpad 3, para ir á vista lateral,

e lá aplique extrusão para os vértices, de forma que segue na figura 3,

Figura 3

A primeira extrusão é para cima e todas as demais para cima também,

Para aplicar uma extrusão, é preciso teclar [E], e movimentar o mouse ,

ou cetas direcionais, para confirmar, clique com o botão esquerdo do

mouse, ou pressione [Enter],

para cancelar a extrusão, clique com o botão direito do mouse,

utilize o reposicionamanto e o “zoom”

reposicionamento com [shift]+botão do meio do mouse, e arraste,

para dar zoom pressione +ou- do numpad, ou com ctrl + botão do meio do mouse, e arrastar,

Lembre-se, para fazer a tua taça ficar parecida a

figura 3 acima, apenas siga 3 passos,

tecla [e], para extrusão, (nos eixos x, y, z também)

tecla [s], para escalonar, mudar de tamanho

tecla [g], para mover, (você também pode mover nos eixos x, y, z)

tua taça deverá ficar parecida, com a da figura 3 acima,

se vc quiser, pode modelar, o interior da taça também,

com as dicas acima, só que agora extrudando, para dentro da taça,

para tomar apenas, a espeçura do vidro.

Agora vamos fechar o fundo desta taça selecionando a ultima linha de vértices da sua taça

como na imagem abaixo pressione, [e]+[s]+0 pronto já fechamos o fundo da taça

está quase pronto, agora vamos renderizar a taça,


Finalizando a modelagem

pode ver que a taça está ficando legal, mas pressisamos finalizar,

a nossa taça aplicando um subsurface, e Set Smoot,

para aplicar o subsurface, vá para o painel Editing(F9),

(com a taça selecionada,)e em modifers, clique em add modifer escolha subsurf,

e configure como na imagem abaixo,

você pode ver que a taça, ainda ficou quadriculada,

então vamos dar uma alizada nisso, com Set Smoot, e Auto Smoot,

clique nos botões indicados abaixo, e ajuste o degr: para 80,

Pronto terminamos a modelagem agora vamos

renderizar, para renderizar tecle (F12)(Logo o tutorial de renderização!)

Veja a imagem renderizada, com Ambient Occlusion

Próxima parte: texturizando da taça>

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