Quem usa blender?

15 de junho de 2008 às 3:08 PM | Publicado em quem usa blender? | Deixe um comentário

Este manual foi escrito para a grande diversidade de pessoas que usam o Blender:

  • Estudante/curioso que só quer explorar o mundo da computação gráfica (CG) e da animação 3D
  • Artista 2D que produz imagens como arte ou cartazes ou refina imagens em um laboratório de post-produção
  • Artista 2D ou equipe que produz animação tipo cartoon/caricatura para publicidade na televisão ou curtas (tipo “The Magic of Amelia”)
  • Artista 3D que trabalha sozinho ou com outra pessoa para produzir animações CG curtas, eventualmente com pedaçoes de filme inseridos (tal como “Suburban Flight”)
  • Equipe 3D que produz filmes de animação 100% CG (tal como “Elephant’s Dream” ou “Plumiferos”)
  • Equipe 3D que trabalha para produzir filmes com filmagem real incluindo cenas em CG.

Uma grande variedade de faixas etárias, de adolescentes a idosos usam o Blender, e a comunidade de usuários é equitavelmente distribuída entre novatos e artistas gráficos profissionais, usuários ocasionais e empresas comerciais. Podemos dividir as equipes 2D e 3D que produzem filmes e animações entre várias categorias profissionais. As que usam o Blender incluem:

  • Diretor – Define o que cada cena contém, e a ação (animação) que deve acontecer dentro da cena. Define também shots (filmagens de camera, ou takes) dentro da cena.
  • Modelador – Cria a realidade virtual. Especialidades incluem modelagem de personagem, props(objetos) e paisagem.
  • Cameraman, Diretor de fotografia: controla a camera e o seu movimento, filma a ação em filmagens reais e renderiza as imagens das animações
  • Pintor de materiais – Pinta as cenas, os atores e tudo que se move. Se não se move, ele pinta também…
  • Animação e rigging – Faz as coisas dançar usando armaturas
  • Especialista em iluminação e cores – Ilumina a cena e os fundos, ajusta as cores para ficar boas na luz, acrescenta sujeira e poeira nos materiais, cenas e texturas
  • Pessoa com Talente particular – para flúidos, Motion capture, roupas/tecidos
  • Editor – Pega todas as imagens frescas da produção e monta elas em um filme agradável. Corta os pedaços desnecessários.

Assim, este manual está escrito para esta gente toda para responder à pergunta “Eu quero fazer algo; como faço isso no Blender?”

Este manual é um esforço colaborativo mundial, que usa tempo doado para a causa. Mesmo que possa ter uma demora entre a aparição de uma nova função e a sua documentação, fazemos esforços para mante-la a mais atualizada possível.

Mesmo se o Blender oferece funções de pintura, essas funções são feitas principalmente para animar ou colorir meshes(malhas). A um nível muito detalhado, como texturas UV de pele ou pintura matte, o Blender não compete nem pretende competir com a facilidade de uso de programas especializados para pintura como Gimp ou Photoshop. Em vez disso, ele usa sem problemas os arquivos produzidos por esses programas para colorir meshes e cenas.

fonte/blender wiki

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